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Domamos os 354 cavalos do Audi SQ5 pelas ruas de Campo Grande - vídeo

30/03/2020 - 16:01 - Mário Salgado - Foto: ShopCar - Fotos: E aí, vale a pena pagar os R$ 400 mil nesse SUV?

Lançada em 2018, a nova geração do SUV SQ5 da Audi é uma referência nos quesitos potência e tecnologia embarcada. Ele custa perto dos R$ 400 mil com apenas um opcional, um sistema de câmera 360° com assistentes laterais por câmeras, que custa R$ 12 mil. Configuração mais apimentada do Q5, a diferença começa na motorização mais forte: enquanto o Q5 tradicional e o Security usam motor 2.0 TFSI de quatro cilindros, com turbo e dupla injeção, que rende 252 cv e 37,7 kgfm de torque, a versão "S" utiliza um 3.0 V6 turbo com injeção direta (e única), fabricado em liga de alumínio, capaz de render 354 cv e 51 kgfm, o que faz dele o SUV mais forte da empresa, superando os 45,9 quilos de torque do 5-cilindros 2.5 do RS Q3. Abaixo temos um vídeo completo com nossa opinião sobre esse "grandalhão", que ficou em teste conosco por 7 dias.

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O câmbio automatizado de sete marchas e embreagem dupla das outras versões também dá lugar a um automático de oito velocidades. Essa somatória de informações mecânicas se traduzem em um comportamento dinâmico digno de grandes esportivos: 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e velocidade máxima de 250 km/h, controlada por equipamentos eletrônicos -- na arrancada de 0-100 km/h dentro da gama de SUVs da Audi ele perde só para o RS Q3.

Semi-autônomo

Assim como o Q5 e o A5 de nova geração, que estrearam no ano passado, o SQ5 também possui os sistemas de assistência ao motorista, como o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com o eficiente sistema Traffic-Jam, que pode assumir a direção do veículo em determinadas situações de trânsito, como em congestionamentos, auxiliado por um sistema chamado Active-Lane Assist, que ajuda a manter o carro na faixa.

Além deles, o SQ5 ainda traz o Park-Assist, que estaciona o carro sozinho em vagas paralelas e de balizas tradicionais. O opcional citado lá em cima, de R$ 12 mil, é um combinado que inclui assistente de tráfego reverso (ele controla, por exemplo, o facho do farol alto a fim de não ofuscar quem vem no sentido oposto), "Exit Warning" (que avisa o motorista sobre perigos passando próximos à parte traseira do carro quando o motor estiver desligado) e "Side-Assist" (que monitora os pontos cegos) com a câmera 360°. Curiosamente, este mesmo opcional custa R$ 7.500 no Q7, SUV ainda maior que o Q5/SQ5.

São 4,67 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,64 m de altura de formato e um corpo de 1.945 kg (peso em ordem de marcha), que, segundo a Audi, só foi possível graças a uma "mistura inteligente de alumínio e aços de alta resistência". A capacidade do porta-malas é de 550 litros, volume que pode aumentar para 610 l quando os bancos traseiros se reclinam e a até 1.550 litros com o rebatimento total dos bancos.